Seja Bem Vindo ao Meu espaço que pode ser seu Também

Espaço para uma troca de opiniões e informações!!!
Fique à vontade....

sábado, 30 de outubro de 2010

Bactéria KPC

Bem, se você assisti televisão, escuta rádio, lê jornal, enfim, utiliza qualquer meio de comunicação já ouviu falar da mais nova doença que nos rodeia: a bactéria KPC.

Na verdade, Klebsiella pneuomonaie carbapenemase não é uma bactéria e sim uma enzima produzida por bactérias Gram-negativas (enterobactérias). Os casos envolvendo essas bactérias ocorrem, de modo significativo, desde 2003. Teve seu início em um hospital de Nova Iorque e os casos começaram a espalhar desde então. Ou seja, esse “surto” da doença não ocorre apenas no Brasil.
A maioria dos casos reportados de contaminação são de pessoas que freqüentam ou estiveram recentemente em hospitais.
Por conta disso, vamos esclarecer algumas dúvidas:

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns estão: febre, dores na bexiga (em caso de infecção urinária), tosse (se for uma infecção respiratória). São sintomas semelhantes as infecções comuns, ou seja, não existe nenhum sintoma característico.

Formas de Transmissão

Contato com secreção ou excreção de pacientes infectados ou colonizados. Basicamente (mas, sem querer restringir), toda a transmissão é realizada pelo responsável pelos pacientes, seja médico ou enfermeiro. Todos precisam seguir algumas pequenas orientações.

Prevenção

A ideia é exatamente a mesma da gripe suína. Lavar as mão sempre. E isso não vale apenas para os pacientes. Na verdade, quem deve realizar esse procedimento de forma obrigatória são os profissionais de saúde. Segundo o chefe do serviço de controle de infecções hospitalares do Hospital Edmundo Vasconcelos, o índice de lavagem de mão não chega aos 40%. Lembre-se: seja médico ou paciente, higienize suas mãos, com água e álcool à 70%. Isso pode fazer toda a diferença na vida dos dois.

Tratamento

O tratamento é realizado com a associação de três antibióticos: polimixina B, tigerciclina e amicacina. Com isso, o custo termina impedindo ou dificultando o tratamento dos pacientes. E em alguns casos, isso pode até ser pior para o paciente, causando maiores problemas para a saúde do mesmo.


Fontes de pesquisa:
Folha online e jornal brasileiro de patologia e medicina laboratorial.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Escolha ou gozação

A procuradoria Regional eleitoral em São Paulo ( PRE- SP) informou nesta segunda-feira que não há possibilidade de impugnação ou desconstituição da candidatura de Francisco Everaldo oliveira silva, o famoso tiririca, candidato a deputado federal pelo partido da república (PR). Segundo o ministério público eleitoral, o procedimento de registro do candidato já foi confirmado e transitou em julgado em 19 de agosto.
Eu particulamente acho uma palhaçada o que está acontecendo em torno do tiririca. Em várias entrevistas que assisti na televisão, eleitores de São Paulo disseram que a eleição do Tiririca foi um voto de protesto. Protesto? Eleger um candidato que faz piada com tudo, é acusado de não saber ler e nem escrever, faz uma campanha eleitoral pautada em gozações, é um protesto? Escolher um candidato como esse para assinar documentos importantes e responder por um estado é mais palhaçada do quê protesto.
E o que mais me surpreende é que logo São Paulo, uma cidade conhecida de pessoas cultas, bem instruídas, eleger um humorista. Não que eu esteja discriminando a classe dos humoristas, longe de mim, e muito menos diminuindo a pessoa do Tiririca, mas pela as notícias e pelo comportamento de Francisco Everaldo oliveira silva ( Tiririca), se vê claramente que ele não é a melhor pessoa para ocupar tal cargo.
Esse momento que estamos vivendo só mostra que a nossa política além da corrupção que a rodeia, é também uma grande palhaçada. E mostra também que a população não sabe protestar, pois eleger um candidato como esse , sendo o mais votado, é uma grande brincadeira.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dilma X Serra : Eleições Presidenciais ou Lavagem de roupa suja em nível nacional


É triste ver que estamos há poucos dias das eleições presidenciais e ao invés de escolher o melhor canditado para representar o nosso país, teremos que escolher o menos pior. 
Vivemos um momento em que a campanha de ambos os candidatos está rodeada de polêmicas, escândalos, denúncias e acusações, notícias que nos deixam confusos na hora de votar. 
Enquanto aguardamos promessas para melhorar a infra-estrutura de nossas escolas, mais investimento na área de saúde, lazer, segurança e etc, somos obrigados a conviver e presenciar a luta travada entre José serra e dilma Rousseff expostos em nossos inúmeros veículos de comunicação. Parece até que nossos candidatos estão mais preocupados em acusar um ao outro, do quê necessariamente mostrar ao povo brasileiro sua proposta de governo.
Ao abrir jornal, revista, ouvir um programa no rádio, assistir televisão, vemos os candidatos se acusando mutuamente. O candidato José Serra ( PSDB ) ataca Dilma Rousseff ( PT ) e vice-versa. E nós eleitores? Onde ficamos nessa história? 
Enquanto aguardamos propostas sérias de ambos os lados para desenvolvimento de nosso país, acabamos sendo mero expectadores de uma briga política de poder sem fundamento propriamente dito. Ou será que eles pensam que agredindo um ao outro verbalmente ira mudar a nossa intenção de voto.Há finalidade é ser presidente, mas a forma de se eleger poderia ser muito melhor, não dessa forma tão mesquinha.
E fica para nos a pergunta, será mesmo que um desses dois estão preparados para assumir a presidência? 
Eu sinceramente acho que não, porque os dois se mostram desenquilibrados para tal função.
É só sair pesquisa datafolha de intenções de voto que aparecem mais escândalos... Como dizia a música do legião urbana: Que país é esse?